quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Prazer esta nas Coisas Simples



               Adições alteram nosso cérebro, assim como quaisquer hábitos que tenhamos, este mecanismo é decorrente da plasticidade cerebral, isso significa que todos os comportamentos que tivermos no decorrer de nossas vidas estarão moldando nosso cérebro.

Sexo, jogo, comida e até mesmo trabalho aumentam a liberação de dopamina (hormônio relacionado ao prazer) e obviamente as drogas também o fazem, porém de forma potencializada, fazendo com que sintamos prazer de maneira mais acentuada. O uso de drogas é um dos muitos hábitos prejudiciais que compartilhamos (e sim, isso inclui simples medicamentos), não é uma questão de moralidade e sim de que nosso organismo não é capacitado para administrar níveis excessivos de “prazer”.

Dependência significa que não se pode mais viver normalmente/naturalmente sem determinada substancia ou objeto de “desejo”, decorre de fatores tanto genéticos como ambientais e se desenvolve com o decorrer do tempo, a estrutura cerebral se altera, a tolerância e a síndrome de abstinência são exemplos dessas modificações, depressão e anedonia (falta de motivação) decorrentes da supressão ou falta desses elementos dos quais se esta dependendo também.

Cada vez mais respondemos menos à recompensas naturais, desaprendemos a pensar a longo prazo, somos imediatistas, hedonistas de primeira! Há tempos não se esta mais interessado em qualidade ou quantidade, essa não é mais a dicotomia primordial, a máxima da nova geração, denominada geração “Z” é a intensidade! Prazer pelo prazer.

Os efeitos de substancias sejam elas licitas (álcool, tabaco, medicamentos), sejam elas ilícitas (maconha, cocaína, Ecstasy) são prazerosos no momento em que as utilizamos, mas com o tempo e principalmente em excesso tornam-se nocivos. Dependemos demasiadamente de respostas fáceis e rápidas, nossos “vícios” e adições são como fanatismos – extremos nunca me parecem solucionar problemas nem mesmo amenizá-los que seja...

Como em “Walden” ou “Na natureza selvagem” - “fomos construídos para levar vidas de silencioso desespero” – projetados para querer e buscar sempre mais, e não para termos tudo aquilo que desejamos quando desejamos. Desconforto e sofrimento são necessarios!

Dependentes perseguem prazeres contraproducentes, prejudicam suas vidas em busca de prazer imediato. Quando jovens, em decorrência das características de busca constante por novidades e impulsividade, e também por sermos mais facilmente influenciáveis, somos mais vulneráveis, nossos cérebros são menos capazes de lidar com essas substancias quanto mais jovens somos, quanto mais tardio o contato com as drogas, menor a chance de desenvolver dependência.

Recomendo aqueles que ainda sentem prazer com as pequenas coisas, um dos meus filmes favoritos – O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.

Ana Carolina Paes

5 comentários:

  1. Amélie é a solução pra diversos problemas... Não tanto quanto café e abraço, mas chega perto.

    ResponderExcluir
  2. Seguir a Filosofia das coisas simples é a solução pra varios problemas!

    Belo texto :)

    ResponderExcluir
  3. Tão lindo :)
    Estou me refirindo ao texto, mas acho que o/a Anônimo/a se refiria a autora... just saying.

    No caso do André, a solução é um copo de açúcar com uma gotinha de café ^^

    ResponderExcluir